quinta-feira, 6 de junho de 2013

A Vila Mariana

Para quem não conhece, a Vila Mariana é um simpático bairro de classe Média, da Zona Sul de São Paulo.

Costumo dizer que a Vila Mariana (ou VM, para quem cresceu por lá) é o centro do mundo. Exageros de quem ama o bairro a parte, pode-se dizer que tudo passa pela Vila Mariana.

Perto de todas as grandes vias de circulação de São Paulo ou com fácil acesso as mesmas, como a 23 de Maio, Paulista,  Brasil, Marginais, Radial, Juscelino, Faria Lima, Santo Amaro, Rebouças, 9 de Julho, além de várias estações de Metrô, arborização ímpar (estrategicamente situada ao lado do Parque do Ibirapuera), ótimas faculdades, boas escolas, hospitais, um comércio pujante, bares, restaurantes e pizzarias,  a Vila Mariana é, sem sombra de dúvida, um bairro privilegiado.

Ali fiz várias amizades que perduram até hoje, joguei minhas primeiras partidas de bola, tive minha primeira namorada, sai a noite pela primeira vez (quem não se lembra das saudosas noites de sábado na Shampoo?), fui a escola (estudei no Liceu Pasteur, colégio francês, situado próximo ao metrô Vergueiro), aprendi as "regras e a lei da rua" (na VM, quando se é criança ou adolescente, ou você se posiciona ou te posicionam :) ) e fui muito feliz.

O Bairro possui uma renda média de R$4mil, 3,5 vezes a renda média da capital, quase 80% de seus moradores completaram o ensino médio (um dos maiores índices do Brasil) e o analfabetismo foi erradicado da região.

Fundada em 1782, como uma sub-região da Saúde, a Vila Mariana cresceu e continua se expandindo a olhos vistos. Alguns pontos nobres, ao lado do Parque Ibirapuera, possuem o metro quadrado mais caro da cidade.

Mas mais do que tudo isso, a Vila Mariana tem alma própria.

Essa identidade única contagia quem é de lá ou vive lá. Existem certas referências, lugares do bairro que só quem é dali conhece, verdadeiras pérolas escondidas nesta selva de pedra.

Quem é de lá se orgulha de ser de lá. Não acha que a Vila Mariana é melhor ou pior que nenhum outro lugar, mas sabe pertencer a uma comunidade diferente, especial.

Sinto muita saudade da minha infância na VM, de percorrer suas ruas com meus amigos, para jogar um futebol com os meninos do prédio da rua de baixo. Saudades da pizza Calzone que minha mãe pediu, religiosamente, todos os domingos durante anos, em uma mesma pizzaria de minha rua. Saudade das cores, dos sons, do cheiro da Vila Mariana, que me fazem lembrar de um mundo mais simples e mais gostoso.

Sinto, principalmente, saudade dos amigos que fiz por lá, por mais que tentemos manter contato, as idiosincrasias e atribulações da vida, nos levam por caminhos distintos.

Esses amigos e esse lugar me receberam em São Paulo, quando aqui cheguei, vindo do Rio de Janeiro. Na Vila Mariana, fui criança, atravessei a adolescência e aprendi a ser homem.

Hoje vivo em outra parte da cidade, tenho uma vida diferente, fiz outros amigos, de fora do bairro, me sobrando muito pouco tempo para voltar lá. Muito menos que gostaria...

Mas a Vila Mariana me acolheu de braços abertos e me proporcionou uma vida repleta de momentos inesquecíveis e, por tudo isso, viverá para sempre no meu coração.





10 comentários:

  1. eu tb Renato....lembro de vc escrevendo nas paredes das escadas do prédio ...da amizade de vcs meninos..da suas visitas ao sitio....enfim eu tb tenho boas recordações desse bairro que morei por mais de 15 anos...vi vc e os meninos crescerem por lá..do multishop....da obra do sesc que fazia barulho...boa sorte.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Seid... o tempo passa mas a Vila Mariana continua dentro da gente. Bjs

      Excluir
  2. O bairro é demais mesmo, a Le é de lá tb (aliás, tb do Liceu) e sempre vamos visitar a mãe dela no bairro. Quando procuramos lugar pro nos fixar era a primeira opção junto com Pinheiros. Acho que os dois bairros compartilham vários pontos em comum que vc mencionou, são microcidades dentro de São Paulo, com jeito e cultura próprios. Uma pena é o processo de verticalização que assola os dois bairros (em Pinheiros já quase acabou, mas na Vila Mariana está apenas começando). Cada vez que vamos vejo mais casas antigas, comercio local, escolinhas sendo demolidas para construção de prédios de luxo com aptos de 3 milhões. Triste isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Diogo. Apesar de ter morado mais de 20 anos por lá, já não reconheço algumas partes do bairro. Abs

      Excluir
  3. Recinho ! Que show este texto !
    Muito do que está ai também fez parte da minha história de vida.
    Já vivi em outros bairros e cidades e mas a VM é com certeza o local mais especial da minha vida ! Ali foi onde tudo começou mesmo...
    Viva a nossa galera ! Viva a VM !!!!
    Bjocas !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ju, acho que faz parte de muita gente que viveu aqueles tempos. Bjs

      Excluir
  4. Beleza! Vila Mariana é show mesmo. Embora nunca tenha morado lá, já frequentei bastante... e sempre foi opção nas minhas 1514 mudanças de endereço.

    Abs

    Helinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para "cariocas radicados" como nós, uma grande opção Helinho. Abraço!

      Excluir
  5. Uau show o texto Rê. Grande bairro Vila Mariana, minha adolescência foi perfeita graças ao bairro e aos amigos que conquistei, e vou tê-los pelo resto da vida.

    Bjs

    Carla Castro

    ResponderExcluir